Mauricio de Sousa autografa seu novo livro em Guarulhos

às: 0:02 , atualizado em 05 de novembro às: 0:02
278
0
Da Redação
guerra de troia-divulgação
Guerra de Troia: a Grécia Antiga contada em HQ e cordel

 

Aos 80 anos, o legendário e incansável desenhista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, estará em Guarulhos, no próximo sábado (7), para autografar seu mais novo livro.

É uma versão em quadrinhos e versos de cordel da Guerra de Troia, o lendário conflito (até hoje, os historiadores não têm certeza se ele ocorreu mesmo) entre gregos e troianos, imortalizado na “Ilíada” de Homero.

O livro, produzido em parceria com o escritor Fábio Sombra, foi lançado em agosto e será apresentado ao público de Guarulhos na Livraria da Vila do Parque Shopping Maia, das 15h às 17h do dia 7, no piso 3.

Esta edição da Melhoramentos segue a atual linha de trabalho de Mauricio de Sousa de focar o público juvenil.

É a história fascinante da guerra que teria ocorrido entre 1.300 e 1.200 antes de Cristo, depois que o príncipe troiano Páris raptou a bela Helena, mulher de Menelau, rei de Esparta.

Os gregos organizam uma expedição a Troia para resgatar Helena.

A guerra dura dez anos e termina quando o engenhoso Ulisses tem a ideia de construir um cavalo oco de madeira, que os troianos, pensando tratar-se- de um presente, levam para dentro das muralhas de sua cidade.

À noite, os soldados gregos saem do interior do cavalo e dominam seus inimigos.

HISTÓRIA

Mauricio de Sousa nasceu em Santa Isabel, no dia 27 de outubro de 1935, e foi criado em Mogi das Cruzes. É portanto um filho do Alto Tietê.

Começou a desenhar em 1959, no jornal “Folha da Manhã”. Seu primeiro personagem foi o cão Bidu.

Maurício tem dez filhos, muitos dos quais inspiraram seus personagens. A mais famosa, é claro, é a Mônica dentuça, além da comilona Magali, nomes de suas filhas.

A Turma da Mônica encantou gerações de crianças, a partir dos anos 60, e formou um império, concorrendo com os personagens de Walt Disney.

Sensível às mudanças de interesse de seus leitores, Mauricio começou a lançar, a partir de 2008, a Turma da Mônica Jovem, com seus personagens entrando na adolescência.

Em 2014, lançou uma versão espírita da Turma.

Em 2011, tornou-se o primeiro desenhista de HQ aceito pela Academia Paulista de Letras.

 

SEM COMENTÁRIOS